
Um galpão do Ministério da Saúde, em Guarulhos, em São Paulo, guarda quase 32 milhões de doses da vacina da Janssen. O Brasil recebeu 41 milhões de doses da vacina da Janssen, até dezembro de 2021, sendo que 38 milhões fazem parte do contrato, assinado em março do ano passado, pelo ministério com o laboratório, e os outros 3 milhões vieram de uma doação do governo americano. Um informe técnico do Ministério, publicado nesta quarta-feira (26), mostra que dos 41 milhões de doses, só 9,2 milhões doses chegaram aos estados e municípios.
O Ministério da Saúde informou, em nota, que alguns estados solicitaram a suspensão do envio dos imunizantes devido à saturação dos freezers e geladeiras usados para armazenar a vacina. Na nota, a pasta confirma que 31,7 milhões doses estão armazenadas no centro de distribuição e diz que elas poderão ser prontamente distribuídas quando solicitadas.
O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), afirma que, no fim do ano passado, estados e municípios pediram ao ministério que o envio de doses passasse a ser feito a partir de uma avaliação semanal da demanda de cada estado.
[tdj-leia-tambem]
A vacina da Janssen está autorizada para uso emergencial no Brasil desde março de 2021. Em novembro, o Ministério da Saúde passou a recomendar um reforço com uma dose do mesmo imunizante de dois a seis meses depois da primeira dose. O Ministério da Saúde se manifestou sobre as críticas ao governo federal na distribuição de vacinas contra a Covid. Além disso, foi criado uma secretaria para coordenar a vacinação e ações contra a pandemia e que já distribuiu mais de 400 milhões de doses.