
Depois de passar a Alemanha em número de infectados por coronavírus na terça-feira (12), o Brasil também ultrapassou a França nesta quarta (13). Agora, o país ocupa o 6º lugar entre as nações com mais casos, de acordo com o levantamento feito pela universidade norte-americana Johns Hopkins.
À frente do Brasil estão: EUA, Rússia, Espanha, Reino Unido e Itália.
O ranking dos países com mais casos de infecção, que é constantemente atualizado, indica que 4,3 milhões de pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus em todo o mundo.
O Brasil é também o 6º do ranking dos países com mais mortes, ficando atrás dos EUA, Reino Unido, Itália, França e Espanha, ainda segundo a universidade.
Subnotificação
À exceção de Alemanha e Coreia do Sul, poucos países realizam a testagem em massa, por isso, o balanço oficial fornecido pelos governos, utilizado no levantamento da Johns Hopkins, não reflete o número real de casos do novo coronavírus.
Segundo o G1, o Brasil realizou até o momento 482.743 exames, dos quais mais de 145 mil ainda aguardam resultado.
Mesmo assim, o número de testes ainda é relativamente baixo.
Cientistas brasileiros estimam que o número real de casos de coronavírus no país já estava em 1,6 milhão na semana passada. Para indicar as subnotificações, cientistas analisaram os dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e registros dos órgãos regionais.
[tdj-leia-tambem]