Brasil vai começar a testar vacina de Oxford para Covid-19

O Brasil foi um dos países escolhidos para testar a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford contra a Covid-19. O procedimento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na noite de ontem (2) no Diário Oficial.

Duas mil pessoas participarão dos testes, realizados com apoio do Ministério da Saúde.

Em São Paulo, o procedimento será conduzido pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com apoio financeiro da Fundação Lemann.

Para a primeira fase dos testes em São Paulo, a Unifesp irá recrutar 1 mil voluntários que estejam na linha de frente do combate à Covid-19, que estão mais expostos à contaminação.

Outro requisito para seleção dos voluntários, é que todos precisam ser soronegativo, ou seja, que não tenha contraído a doença anteriormente.

[tdj-leia-tambem]

Para a Dr.ª Lily Yin Weckx, investigadora principal do estudo e coordenadora do CRIE/Unifesp, esta etapa do estudo deve ser realizada agora, quando a curva epidemiológico do país é ascendentes. Ela ainda destaca que “os resultados poderão ser mais assertivos” neste período.

Os resultados desses testes serão cruciais para o registro da vacina no Reino Unido, previsto para final deste ano. No entanto, o registro formal deve acontecer apenas após a conclusão dos estudos realizados em todos países participantes.

Via Unifesp