Insumos de vacina chegam em São Paulo
Foto: Reprodução/Governo de SP

Na manhã desta terça-feira (13), pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos o avião, que trouxe de Pequim para São Paulo, um lote de 12 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que deverão ser suficientes para a produção de 20 milhões de doses da vacina contra a Covid19 do Instituto Butantan.

As doses produzidas serão destinadas para o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e distribuídas para todo o país. “Com essas 20 milhões de doses, vamos a um total de 83 milhões de doses da vacina do Butantan sendo entregues para o Ministério da Saúde”, explicou o governador João Doria, que acompanhou a chegada da matéria-prima.

A princípio, esse lote tem a maior remessa de insumos que chegam no Brasil, e chegaram às 4h30 em um voo que saiu de Pequim, China, no domingo (11) e fez escala em Zurique, na Suíça. A matéria-prima foi encaminhada pela farmacêutica Sinavac, que tem parceria com o Butantan, para a produção da CoronaVac.

[tdj-leia-tambem]

Agora, o insumo passará por envase, rotulagem e embalagem. Além disso, as doses passam por um rígido controle de qualidade até que a vacina seja disponibilizada para a população. Esse processo leva de 15 a 20 dias para ser finalizado.

Até agora, o Instituto Butantan ofereceu 53.149 milhões de doses da vacina para a campanha de imunização do Brasil. Esse total de vacinas da CoronaVac corresponde a 43,4% de todas as doses aplicadas no país.