Canadá registra a primeira morte de pessoa vacinada com AstraZeneca

O primeiro-ministro de Quebec, no Canadá, François Legault, anunciou nesta terça-feira (27) o óbito de uma mulher de 54 anos, que faleceu após ser vacinada com o imunizante da AstraZeneca contra a Covid19. O caso é o primeiro registrado no país. A vítima não teve a identidade revelada.

Segundo o diretor de saúde pública de Quebec, Horacio Arruda, ela “morreu de trombose cerebral após uma vacinação da AstraZeneca”. Ele disse ainda que a mulher recebeu tratamento médico, mas “não funcionou”.

“Sabíamos que havia complicações graves em uma a cada 100.000, mas devemos pensar que, até o momento, já tivemos mais de 400.000 pessoas vacinadas com AstraZeneca”, relembrou o ministro da Saúde de Quebec, Christian Dubé.

Em entrevista coletiva, François Legault lamenta o ocorrido. “Fico triste ao saber que uma mulher de 54 anos com boa saúde… morreu por ter sido vacinada. É difícil aceitar”.

Vacinação continua

Horacio Arruda diz que essa morte “não deve mudar” a estratégia de uso da vacina em Quebec, recomendada para pessoas com mais de 45 anos. Na sexta-feira, as autoridades canadenses disseram que pouco mais de 1,1 milhão de doses da vacina AstraZeneca, uma das quatro autorizadas por Ottawa, foram aplicadas no Canadá.

[tdj-leia-tambem]