Profissionais da saúde de Cedro do Abaeté, em Minas Gerais.
Foto: Prefeitura do Cedro do Abaeté/Divulgação

A cidade Cedro do Abaeté registrou dois casos de Covid-19. O município era o único do país que ainda não tinha nenhum residente contaminado pela doença até o momento. Com isso, o novo coronavírus já atingiu os 5.570 municípios do Brasil.

De acordo com o governo federal, foi confirmada uma média móvel de registro de casos acima de 40 mil pelo 11º dia seguido. Esse índice mostra o avanço da Covid-19 e o aumento das infecções na maioria das regiões do país.

O relatório da Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirma os casos da doença em Cedro do Abaeté, onde uma das pessoas segue em acompanhamento e o outro paciente já se recuperou. No entanto, não há informações se os casos estão relacionados.

Última cidade do Brasil

O último Censo divulgado pelo IBGE, Cedro do Abaeté tem 1.157 habitantes. Além disso, a cidade fica há 35 quilômetros de Abaeté, a cidade mais próxima, com 23 mil habitantes.

“A Prefeitura deslocava com os moradores para Abaeté, que é a nossa referência, mas com a pandemia passamos a custear várias especialidades como neurologista, psiquiatra, urologista e também exames de ultrassom. Tudo isso para que os moradores não tenham que se deslocar e ficarem expostos aos riscos”, explicou a secretária municipal de saúde, Cássia Maria.
De acordo com Unaí Tupinambás, infectologista e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as características físicas e demográficas da região ajudaram a evitar o registro de casos; assim como as ações dos governantes da cidade.
“São locais que têm uma baixa densidade demográfica. É claro que só isso não seria suficiente, as opções dos gestores locais fazem toda a diferença. A gente tem visto isso pelo mundo inteiro. Quando o gestor tem uma postura bem dura em relação a questão dessas medidas não farmacológicas, como distanciamento social, uso de máscara e evitar aglomeração, a gente tem visto que há um grande sucesso nesse enfrentamento”, afirmou.
Assim como outras regiões centrais de Minas Gerais, Cedro do Abaeté está na faixa amarela do programa Minas Consciente, de enfrentamento à pandemia. Nesta etapa do programa, as cidades podem o funcionamento de serviços não-essenciais, como bares, lojas, clubes e academias, seguindo restrições.

[tdj-leia-tambem]

Com informações do G1.