
Nesta segunda-feira (15), um novo lote de doses da vacina do Butantan contra a Covid19 totalizou a entrega de cerca de 20,6 milhões de doses em todo o Brasil. O carregamento desta semana liberou mais de 3,3 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.
O Instituto Butantan garantiu, apenas no mês de março, 7,1 milhões de vacinas, com quatro remessas. O número supera o mês anterior, que em sua totalidade entregou 4,85 milhões de doses. A previsão é que até o final de março os estados recebam 22,6 milhões de vacinas.
Assim, ao final de abril, o PNI deve receber 46 milhões de vacinas de São Paulo. Além disso, o Instituto Butantan trabalha 24 horas por dia para entregar mais 54 milhões de doses até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões.
[tdj-leia-tambem]
“Na quarta-feira, dia 17, [serão entregues] mais 2 milhões de doses. Total de 5,3 milhões para vacinação dos brasileiros. É um número recorde em volume de entregas do Instituto Butantan. O Butantan está trabalhando 24 horas por dia; são três turnos de trabalho para a preparação, o envase e a entrega das vacinas para os brasileiros de todo país. São Paulo cumpre o seu papel ajudando o Brasil”, destacou o Governador João Doria, que acompanhou a entrega do novo lote nesta segunda.
Uma das medidas tomadas pelo Instituto para montar uma força-tarefa de produção das vacinas foi dobrar a quantidade de funcionários na linha de envase.
De acordo com o Butantan, o ritmo de produção da vacina segue constante e acelerado. No dia 4 de março, São Paulo recebeu uma remessa de 8,2 mil litros de insumos. Essa quantidade é o suficiente para a fabricação local de 14 milhões de doses do imunizante.