
Um estudo realizado pela Academia Chinesa das Ciências descobriu dois medicamentos que podem ser usados contra o novo coronavírus. Eles são capazes de impedir que o vírus se multiplique dentro do corpo humano.
A pesquisa, publicada na revista especializada ‘Science’, foi coordenada por Wenhao Dai e conseguiu projetar as moléculas para bloquear a enzima protease – o “motor” que permite a multiplicação do vírus.
Com isso, os remédios serão juntados a outros descobertos na Holanda e Alemanha, que atuam contra a mesma enzima e agem contra a proteína spike, o arpão com o qual o vírus agride a célula para invadi-la.
Estes serão os primeiros remédios a serem usados contra a Covid-19, uma doença da qual ainda se sabe pouco e ainda está sendo estudada diante da pandemia.
Segundo a publicação, o estudo foi realizado através da análise estrutural do vírus, em particular nesse caso, com a enzima protease e apresentou resultados positivos.
Durante a testagem em ratos, o medicamento “inibiu fortemente a protease da SarsCoV-2”. Agora, os testes seguem para a fase pré-clínica para obter novos resultados sobre os efeitos tóxicos. Se considerados seguros, poderão ser testados em seres humanos em breve.
Com informações do portal de notícias ‘UOL’.