Nesta terça-feira (28) a  cidade de São Paulo sofreu com a falta da 2ª dose da vacina contra covid19 da AstraZeneca em 493 postos de saúde, representando 91% dos 539 postos da capital, segundo os dados do portal De Olho Na Fila, da prefeitura de São Paulo.

Desde que a Fiocruz informou sobre a paralisação da produção por falta do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), a escassez da vacina tem se repetido. No dia 9 de setembro, metade dos postos estavam sem a vacina da AstraZeneca, problema que persistiu até semana posterior. No dia 22 deste mês, a capital chegou a registrar cerca de 70% dos postos sem a vacina para completar o esquema vacinal dos paulistanos.  

[tdj-leia-tambem]

Os problemas de logística já chegaram a deixar 200 mil paulistanos com a 2ª dose atrasada, no começo de setembro. Para tentar inibir o problema e aumentar o número de vacinados, a prefeitura passou a permitir a aplicação da vacina da Pfizer como 2ª dose para aqueles que receberam a primeira aplicação da Fiocruz. 

As entregas da Fiocruz normalizaram no dia 12 de setembro, após duas semanas com produção paralisada. Nesta terça-feira, mais 2,4 milhões de doses da vacina foram entregues ao Ministério da Saúde, totalizando 103,4 milhões repassadas pela Fiocruz aos brasileiros neste mês.

Fonte: R7