Nesta segunda-feira (14), Matt Hancock, o ministro da Saúde do Reino Unido, anunciou que Londres irá passar para a fase de “Risco Muito Alto” da pandemia da Covid-19. Assim, o governo deve ampliar as medidas de restrições a partir de quarta-feira (16).

“Sei que é uma notícia difícil e que para os negócios afetados será um golpe considerável, mas isso é absolutamente essencial”, disse Hancock em uma sessão do Parlamento.
O governo britânico tem uma escala de três fases e alertas para a pandemia. Até o momento, a capital está na fase 2, chamada de “Alto Risco”. Passando para a fase 3, devem ser fechados os hotéis, bares e restaurantes. Além disso, centros culturais como cinemas, teatros e museus não poderão mais funcionar.
Atualmente, o Reino Unido está em 8º lugar no ranking de países mais casos positivos de Covid-19 no mundo, com 1,8 milhões de pessoas infectadas. Além de Londres, as cidades Essex e Hertfordshire também irão para a fase 3 de alerta.
De acordo com as recomendações das autoridades da saúde, estarão proibidas:
  • Reuniões em espaços fechados entre pessoas que não sejam da mesma família;
  • Reuniões com mais de 6 pessoas em espaços abertos;
  • Atendimento de bares e restaurantes – que podem operar com delivery;
  • A hospedagem em hotéis, pousadas e albergues;
  • Exercícios em grupo em lugares fechados, como ginástica e dança;
  • Reuniões em igrejas – que permanecem abertas para visitas individuais ou em grupos familiares.

Campanha de vacinação

Na semana passada, o Reino Unido começou a campanha de vacinação contra o novo coronavírus. O país está utilizando a vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech. Segundo o plano de imunização, os primeiros a ser vacinados são os profissionais da saúde, idosos e pessoas que vivem em casas de repouso, incluindo os funcionários.

[tdj-leia-tambem]