Com UTIs lotadas, médico faz desabafo sobre irresponsabilidade durante a pandemia: 'Estamos esgotados'
Connect with us

Coronavírus

Com UTIs lotadas, médico faz desabafo sobre irresponsabilidade durante a pandemia: ‘Estamos esgotados’

Diretor da Santa Casa de Itatiba afirma que, além de pacientes com Covid, equipe está sobrecarregada com atendimento a vítimas de acidentes envolvendo embriaguez

Published

on

Desabafo médico de Itatiba. (Foto: Divulgação)
Com UTIs lotadas, médico faz desabafo sobre irresponsabilidade durante a pandemia: 'Estamos esgotados'. (Foto: Reprodução)

“É uma situação de desespero. Desespero. É só isso que posso falar. Eu estou há não sei quantas horas de plantão. Está todo mundo cansado, estressado. Está difícil, muito difícil. A gente tem muito paciente entubado com Covid, acreditem.”

É dessa forma que o médico e diretor da Santa Casa de Itatiba, Luiz Gabriel Signorelli, começa um desabafo postado nas redes sociais na quinta-feira (24), véspera de Natal.

Em um vídeo de cerca de quatro minutos, o profissional da saúde, que atua na linha de frente do combate à pandemia, fala sobre a irresponsabilidade das pessoas em evitar a propagação do coronavírus.

ASSISTA O VÍDEO

“Quem pega essa maldita dessa doença não tem culpa. A gente precisa cuidar deles. A gente está lá para isso. Se é possível você evitar o contato, evite, pelo amor de Deus. Ter contato de maneira desnecessária, com aglomerações desnecessárias, em festa e baladas é uma irresponsabilidade”, diz.

Segundo o médico, o hospital da Santa Casa tinha três pacientes na UTI Covid no dia 1º de dezembro. Atualmente, há 13 pessoas internadas. Luiz conta que, em apenas oito dias após a reabertura dos leitos de UTI, todas as vagas já estavam ocupadas.

“Isso aqui é real. Quem quiser pode ir oferecer ajuda, conhecer nossa realidade. A gente precisa de ajuda. Se cuidem, pelo amor de Deus”, afirma.

Sobrecarga

O médico conta que, além de pacientes com Covid, a equipe está sobrecarregada com os atendimentos a vítimas de acidentes envolvendo embriaguez.

“Essa madrugada eu passei inteira cuidando de pacientes com trauma, moto e álcool. Não dá. Entendam isso. Se você bebe e pega a moto ou pega o carro, você é um irresponsável. Você não tem empatia. Você não sabe o que é ter empatia”, diz.

Ele relata que o hospital recebeu mais de 10 pacientes vítimas de acidente durante a madrugada do dia 24 de dezembro.

“Tem gente morrendo por falta de espaço físico, por falta de insumos. Não tem nem para comprar. Pensem um pouco. Respeitem a gente, respeitem a nossa equipe. Quem está dirigindo, correndo igual um louco, misturando com bebida alcoólica. Vocês estão matando, além de vocês, outras pessoas. Pelo amor de Deus”, desabafa.

Com informações do G1.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Published

on

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continue Reading

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Published

on

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continue Reading

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Published

on

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continue Reading

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Published

on

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continue Reading

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Published

on

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continue Reading