
A fim de colaborar com estudos de maneira interinstitucional e incentivar iniciativas que tenham como objetivo conter a pandemia do Novo Coronavírus, a Prefeitura de Jundiaí criou o Comitê Científico de Jundiaí para Estudos da COVID-19, instituído por decreto 30.002, de 18 de maio de 2021, e conta com a participação de especialistas reconhecidos internacionalmente.
O prefeito Luiz Fernando Machado diz que Jundiaí tem forte base em pesquisa em Saúde com a presença da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), o que auxiliou na criação do comitê. “Essa é mais uma ferramenta para que possamos avançar, de maneira conjunta, contra a pandemia e até outras patologias, sempre calcados em pesquisa e ciência, pilares de cidades focadas no desenvolvimento e pautadas na melhoria da qualidade de vida da população”, comenta.
[tdj-leia-tambem]
Essa iniciativa garante avanço da ciência de qualidade em nível populacional, e segundo Raphael Cruz Seabra Prudente, pesquisador da FMJ, “Jundiaí é uma das cidades mais desenvolvidas do país e conta com políticas, da atual gestão, que estimulam o desenvolvimento, da ciência através de pesquisas sólidas e inovadoras” comenta Raphael. “Já temos uma pesquisa em andamento na cidade, construída em uma parceria inédita com Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Com o comitê será possível ampliar os campos de estudo, com novos horizontes e perspectivas, não somente municipais, mas de forma ampla, difundindo conhecimento para o melhor enfrentamento à pandemia, e até mesmo demais patologias, com foco na mitigação do impacto deletério das doenças na população”, detalha o pesquisador.
Além da pesquisa em andamento, realizada em parceria com instituições nacionais e coordenada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Jundiaí busca avançar com mais iniciativas no combate à pandemia. Para tanto, os integrantes do comitê promoverão reuniões quinzenais ou em caráter excepcional, conforme a necessidade.