O primeiro caso importado da variante Ômicron foi confirmado pela Secretaria de Estado de São Paulo neste domingo (12). Trata-se de uma mulher de 40 anos, moradora de Limeira, que viajou para África do Sul e França em novembro, com esquema vacinal completo e relato de apenas sintomas leves, como dor de cabeça, tosse e secreção nasal.

A mulher está sob monitoramento da Vigilância municipal de Limeira e em isolamento domiciliar, sem contato com marido e filho, que já tiveram resultado negativo para exame de PCR. A paciente teve diagnóstico positivo para Covid-19 no dia 3 de dezembro, após realizar um teste de antígeno. Sua amostra foi submetida a sequenciamento genético pelo Instituto Adolfo Lutz, com resultado para a nova variante.

Este é o quinto caso de Ômicron confirmado no estado de São Paulo, sendo que todos os pacientes tinham vacinação completa e relato de sintomas leves ou assintomáticos.

[tdj-leia-tambem]

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) estadual, mantém o monitoramento do cenário epidemiológico em todo o território. Os casos são acompanhados individualmente pelas equipes municipais de saúde e todo e qualquer agravo inusitado é monitorado pela vigilância estadual.

Os cinco casos de Ômicron identificados em São Paulo até o momento evidenciam manifestação branda da Covid-19, o que pode estar associado ao fato de que todos tinham concluído seu esquema vacinal (ou seja, tinham tomado imunizante de dose única ou duas doses para demais).