Foto de médica analisando amostras de sangue
Brasil realiza mais de 60 mil testes e projeta chegar a 30 mil por dia (Foto: Freepik)

O Brasil realizou cerca de 63 mil testes para diagnóstico do novo coronavírus, até a última terça-feira (7), segundo dados do Ministério da Saúde. Destes, cerca de 13,7 mil haviam confirmado a doença.

O governo trabalha para ampliar a capacidade de testes da Covid-19, com projeção de até 6,7 mil testes diários para cerca de 30 mil exames. No cenário ideal, o ministério quer, em 180 dias, chegar a 3 milhões de exames realizados.

O governo também fez cerca de 90 mil testes para tipos de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave, para ajudar a descartar casos de Covid-19.

No entanto, o país enfrenta obstáculos para ampliar a capacidade de testagem do novo coronavírus. De 3 milhões de unidades encomendadas com a Fiocruz, todas do tipo “RT-PCR”, apenas 104 mil chegaram ao ministério.

O Ministério da Saúde também receberá 600 mil testes doados pela Petrobrás, 300 mil já chegaram. Destes, 100 mil serão utilizados no Rio de Janeiro.

Técnicos da pasta reconhecem que poucos testes foram feitos até o momento, mas apontam atrasos das instituições e falta do produto no mercado global como os principais motivos.

No último sábado (4), o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, disse que inclusive dados sobre a letalidade da doença no país serão alterados quando for ampliada a capacidade de exames.

A pasta também fez uma consulta no fim de março para compra de 20 milhões de testes RT-PCR. A ideia é receber a primeira parcela, de pelo menos 4 milhões de unidades, nos próximos dias.

[tdj-leia-tambem]

Com informações do portal de notícias ‘Exame’.