Foto de banco genético da embrapa
Maior banco genético da América Latina está na sede da Embrapa (Foto: Agência Brasil)

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou neste domingo (5) que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) colocou todos os seus laboratórios à disposição do Ministério da Saúde para testar pacientes infectados com o novo coronavírus.

Segundo a ministra, a Embrapa conseguirá realizar mais de 70 mil testes por dia. Até agora, seis laboratórios já foram homologados. Os outros ainda necessitam de adaptações, que devem concluir em breve.

Unidades serão utilizadas para fazer o exame PCR, que detecta com precisão a presença ou não do vírus na amostra analisada, afirma Tereza Cristina em entrevista ao portal ‘O Globo’.

Ela ainda destacou que a prioridade na testagem será para trabalhadores de serviços essenciais, com destaque para o setor de alimentos, para que eles possam operar com segurança.

A ministra também adiantou que serão liberados, nesta semana, mais recursos para a agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Segundo Tereza Cristina, em conversa com o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta semana, R$ 500 milhões serão repassados por meio do Ministério da Cidadania.

Ela ainda destaca a importância de ajudar os mais vulneráveis. “São aqueles que precisam ser rapidamente atendidos, porque o fôlego deles é mais curto”.

Com informações do portal ‘O Globo’.

[tdj-leia-tambem]