
Maior concentração de diagnósticos de Covid-19 no Brasil está na região Sudeste, onde tem 295 casos de mortes suspeitas pela doença que ainda aguardam resultados de testes.
A quantidade de vítimas suspeitas de terem o novo coronavírus podem ser ainda maior, segundo dados de funerárias e cemitérios do Rio de Janeiro e São Paulo.
De acordo com o Ministério da Saúde, 81% dos óbitos por Covid-19 no país ocorreram na região Sudeste, nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A pasta não divulgou o número de mortes suspeitas por coronavírus que ainda necessitam de testes. No entanto, as secretarias dos estados citados acima estão registrando as mortes que são suspeitas por coronavírus e ainda esperam exames.
“Tem em torno de 200 (mortos) esperando em São Paulo, aguardando a rodagem da testagem. […] quando tivermos esse passivo zerado, vamos ter a dinâmica”, afirmou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante coletiva.
O secretário-executivo do ministério, João Gabbardo ainda destacou que nenhum óbito ficará sem investigação. “Vamos investigar. O material foi coletado e está em análise”, disse em coletiva.
Em São Paulo, o número divulgado ontem (1º) foi de 201 testes realizados em mortos que aguardam análise sobre o coronavírus; no Rio, foi de 49; e em Minas, 45.
Se os testes confirmarem que essas pessoas foram vítimas do coronavírus, o número de óbitos oficiais por Covid-19 aumentaria em 122% no país.
Com informações do portal de notícias ‘UOL’.