
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste, localizada no Jardim Novo Horizonte, em Jundiaí, iniciou o funcionamento de atendimentos em leitos de internação de enfermaria para Covid19, na última terça (23). Em uma semana de operação, a unidade contabiliza 35 internações, 15 altas após tratamento e cinco transferências para alta complexidade.
“A estrutura da UPA Vetor Oeste mantém os mesmos protocolos de atendimento e tratamento usados no Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Com isso, conseguimos oferecer a resolutividade de 85%, ou seja, dos 35 pacientes que chegaram para a internação, apenas cinco tiveram de ser transferidos por necessidades específicas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, avalia o atendimento, de acordo com o gerente do serviço, Fabrício Segura.
O prefeito Luiz Fernando Machado aponta que os investimentos na área de saúde garantem que o município avance no atendimento para população. “Com o cenário epidemiológico atual, a UPA Vetor Oeste agrega, além de leitos, a mesma qualidade de atendimento oferecido pelo hospital de referência do Munícipio, Hospital São Vicente de Paulo (HSV)”, constatou.
A UPA Vetor Oeste foi desenvolvida em 2018, com o intuito de ser um mini hospital destinado à população da região mais afastada da cidade, que conta com 14 leitos de internação-dia e quatro leitos de urgência e emergência. “Com o cenário da pandemia da COVID-19 e a necessidade de mais leitos para atendimento, o fluxo foi adequado, a hotelaria e todos os demais setores que são necessários para o atendimento em um hospital e resolutividade alta para casos de média complexidade”, garantiu o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.
Unidade Sentinela
A partir desta quinta (1), será montado uma Unidade Sentinela no complexo Clínica da Família Novo Horizonte/UPA Vetor Oeste, para atender a população que apresenta sintomas gripais, como febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, diarreia ou falta de ar, podendo indicar a contaminação pelo Coronavírus. A Unidade terá a capacidade de atender 250 pessoas por dia, com a triagem, coleta de exames e consultas necessárias.
A UPA também mantém os atendimentos de urgência e emergência de demanda geral em operação na estrutura.