Foto: Prefeitura de Itupeva
Foto: Prefeitura de Itupeva

A equipe multidisciplinar de Itupeva celebrou nesta quinta-feira (2), a alta da paciente Marli Rodrigues da Silva, de 51 anos, após 63 dias de internação na Unidade Covid do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida. Ela deu entrada no hospital dia 2 de julho por complicações da Covid-19 e foi encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“A paciente deu entrada com um quadro de Covid-19, com cansaço, fadiga, apresentando oxigenação sanguínea muita baixa e, num prazo de cinco dias, houve uma piora importante do quadro, sendo necessária a intubação, permanecendo assim por 20 dias”, descreveu a enfermeira Aline Fonseca Picasso.

Após este período, a paciente foi submetida ao procedimento de traqueostomia, em quadro grave. “Depois de 18 dias, Marli conseguiu sair pela primeira vez da ventilação mecânica, passando a respirar sozinha”, explicou a fisioterapeuta Fernanda Gonçalves.

Segundo o coordenador da UTI do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, Rafael Fiorin da Costa, o quadro da paciente era muito delicado. “Lidar com esse quadro clínico da paciente foi muito difícil. Foram 63 dias de luta, mas, felizmente, teve um desfecho favorável, fugindo da evolução da doença, que normalmente teria um grande risco de óbito. Portanto, este caso é uma vitória para a equipe multidisciplinar do hospital”, disse.

Marli foi recepcionada pelo marido Roberto Oliveira da Silva. “Hoje é um dia de muita felicidade. É uma vitória dela, mas também de toda família, dos médicos e amigos que oraram por ela. A fé em Deus é muito importante e o caso dela é um milagre”, comentou com muita emoção.