Covid-19: Hospital de Campanha de Jundiaí completa 35 dias de operação

Nesta quarta-feira (5) o Hospital de Campanha (HC) de Jundiaí – montado nas instalações do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) Barão de Jundiahy – completa 35 dias de atividades.

Equipado com 24 leitos de enfermaria e um leito de estabilização – exclusivos para atendimento Covid-19 -, além de equipe multidisciplinar, até o momento foram encaminhados para a unidade 109 pacientes. Em meados de julho a taxa de ocupação chegou a 76%. Atualmente esse índice é de 29%.

O HC foi criado a partir do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) e pela gestão municipal de saúde, com o objetivo de servir como retaguarda para o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV). Os leitos são utilizados para receber pacientes na fase final de recuperação da doença. Os pacientes mais graves e que necessitam de suporte da Unidade de Terapia Avançada (UTI) e de ventiladores mecânicos permanecem no HSV. No HC 88 pacientes já foram para casa e 13 retornaram ao HSV, com alguma necessidade específica. Oito seguem sob os cuidados do HC.

Até o momento, dos pacientes encaminhados ao HC, 62,5% são do sexo masculino e 37,5% do sexo feminino. A faixa etária dos 61 a 70 anos corresponde a 30% das internações, seguida daqueles com idade entre 51 e 60 anos, que são 26% das internações; e 15% que correspondem aos pacientes que têm entre 41 e 50 anos de idade.

Apesar de redução no número de internações relacionadas à Covid-19, ainda se vive um momento de atenção. Na emergência do HSV os índices de atendimentos a demais ocorrências, como acidentes, quedas, agressões, infarto, acidente vascular cerebral e outras situações alcançaram os mesmos números de atendimentos de antes da pandemia do novo coronavírus. Desta forma, o planejamento estratégico com separação de leitos, flexibilização de alas do Hospital e suporte do HC têm sido diferenciais, que permite ao município manter a qualidade da assistência em saúde.

Maria Lucia da Silva, de 62 anos, que ficou internada no Hospital de Campanha por cinco dias, tem uma boa avaliação. “O atendimento foi maravilhoso, toda a equipe é muito humanizada e cuidou muito bem de mim e da minha saúde. Eu só tenho que agradecer a cada um deles”, relata. Quanto ao local, ela também se diz satisfeita. “É amplo, espaçoso e bem arejado”, define.

Outro paciente que elogia o HC é Angelo Grosseli, de 71 anos, que também permaneceu na unidade pelo período de cinco dias.

“Fui muito bem atendido por todos, recebi muita atenção e isso ajudou na minha recuperação”, afirma. “O espaço também é muito bom”, diz.