Covid-19: Jundiaí monitora pacientes em isolamento domiciliar por telefone
Connect with us

Coronavírus

Covid-19: Jundiaí monitora pacientes em isolamento domiciliar por telefone

Medida evita busca tardia por hospitalização, no caso de complicações

Published

on

Atualizado há

Médico atendendo pacientes com Covid-19 por telefone
Clínica da Família tem papel fundamental no acompanhamento de pacientes. (Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Para o combate à pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Jundiaí implantou o sistema de telemonitoramento – acompanhamento via chamada telefônica – dos casos suspeitos ou confirmados da doença que buscaram por atendimento nos equipamentos de Saúde da cidade e que tenham riscos de agravamento. A medida tem por objetivo evitar a busca tardia por hospitalização, no caso de complicações e a intensificação do isolamento dos casos ativos, o que visa reduzir o número de contágio.

Manoel Inácio tem 73 anos e é suspeito de ter sido contaminado pelo novo coronavírus. Com os sintomas característicos da doença (sensação de febre, dor nas costas e tosse contínua) passou por atendimento da Clínica da Família do Novo Horizonte no dia 13 de julho e desde então, toma os remédios prescritos e é telemonitorado pela equipe da Clínica da Família.

“Fico mais tranquilo com esse apoio por telefone. Sei que estão atentos e se eu apresentar algum sinal de complicação, vão me avisar o que tenho que fazer. Estou me sentindo melhor, mas a situação no bairro não está boa. Tem muita gente contaminada”, comenta o aposentado que mora com a esposa e está mantendo o isolamento determinado.

O bairro Novo Horizonte lidera o ranking no número de casos registrados de Covid-19. No domingo (19), dos 5.646 casos registrados da doença em Jundiaí, 389 estão no Novo Horizonte e 52 estão ativos, ou seja, em situação para a transmissão.

“Desde o início da pandemia, Jundiaí, a partir do CEC, tem implementado ações para avançar no combate à COVID-19, seja com a estruturação do sistema público para o atendimento à população com leitos exclusivos em enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), testagem ou o atendimento precoce nas Unidades Sentinelas e Prontos Atendimentos (PAs) com portas exclusivas para os casos suspeitos de Coronavírus. O acompanhamento feito por técnicos é um apoio ao paciente, para que tenha o atendimento em tempo oportuno e também mais uma medida visando o bloqueio da transmissão do vírus, já que será verificado se a pessoa realmente está cumprindo o isolamento total determinado por 14 dias “, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

 

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Published

on

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continue Reading

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Published

on

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continue Reading

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Published

on

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continue Reading

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Published

on

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continue Reading

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Published

on

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continue Reading