Médico atendendo pacientes com Covid-19 por telefone
Clínica da Família tem papel fundamental no acompanhamento de pacientes. (Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Para o combate à pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Jundiaí implantou o sistema de telemonitoramento – acompanhamento via chamada telefônica – dos casos suspeitos ou confirmados da doença que buscaram por atendimento nos equipamentos de Saúde da cidade e que tenham riscos de agravamento. A medida tem por objetivo evitar a busca tardia por hospitalização, no caso de complicações e a intensificação do isolamento dos casos ativos, o que visa reduzir o número de contágio.

Manoel Inácio tem 73 anos e é suspeito de ter sido contaminado pelo novo coronavírus. Com os sintomas característicos da doença (sensação de febre, dor nas costas e tosse contínua) passou por atendimento da Clínica da Família do Novo Horizonte no dia 13 de julho e desde então, toma os remédios prescritos e é telemonitorado pela equipe da Clínica da Família.

“Fico mais tranquilo com esse apoio por telefone. Sei que estão atentos e se eu apresentar algum sinal de complicação, vão me avisar o que tenho que fazer. Estou me sentindo melhor, mas a situação no bairro não está boa. Tem muita gente contaminada”, comenta o aposentado que mora com a esposa e está mantendo o isolamento determinado.

[tdj-leia-tambem]

O bairro Novo Horizonte lidera o ranking no número de casos registrados de Covid-19. No domingo (19), dos 5.646 casos registrados da doença em Jundiaí, 389 estão no Novo Horizonte e 52 estão ativos, ou seja, em situação para a transmissão.

“Desde o início da pandemia, Jundiaí, a partir do CEC, tem implementado ações para avançar no combate à COVID-19, seja com a estruturação do sistema público para o atendimento à população com leitos exclusivos em enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), testagem ou o atendimento precoce nas Unidades Sentinelas e Prontos Atendimentos (PAs) com portas exclusivas para os casos suspeitos de Coronavírus. O acompanhamento feito por técnicos é um apoio ao paciente, para que tenha o atendimento em tempo oportuno e também mais uma medida visando o bloqueio da transmissão do vírus, já que será verificado se a pessoa realmente está cumprindo o isolamento total determinado por 14 dias “, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.