Passaporte brasileiro com certificado de vacinação
Foto: Reprodução/Vou na Janela

O Ministério da Saúde afirmou que não emitirá o certificado de vacinação para os brasileiros que receberam doses de marcas de imunizantes diferentes contra Covid-19. A “mistura” dos imunizantes AstraZeneca e Pfizer é recomendada por especialistas e prevista por protocolo federal, mas ainda assim, a pasta se recusa a fornecer o documento e não explicou o motivo da decisão.

O comprovante de vacinação é emitido no ConecteSUS, aplicativo do Ministério da Saúde, e permite entrada em certos estabelecimentos pelo país, onde está cada vez mais comum o requerimento do “passaporte sanitários”, além de possibilitar viagens de brasileiros a outros países.

Em nota, o Ministério informou que o certificado do ConecteSUS é concedido para quem concluiu o esquema vacinal com duas doses ou dose única. No entanto, completou que “para quem concluiu o esquema vacinal com doses de vacinas diferentes (intercambialidade das vacinas Covid-19) não é permitido a emissão do certificado de vacinação” pelo app.

Várias pessoas que receberam a chamada imunização heteróloga estão preocupados por ficar sem o comprovante, e chegaram a registrar reclamações na ouvidoria do SUS, mas não obtiveram respostas em meses.

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.

[tdj-leia-tambem]