
Ao contrário do que havia anunciado há duas semanas, a fase de transição foi prorrogada até 14 de junho em todo o Estado. Ou seja: o funcionamento dos estabelecimentos terá de ser mantido das 6h às 21h e toque de recolher das 22h às 5h, com capacidade dos estabelecimentos em 40% – seria das 6h às 22h, com 60% de capacidade, a partir de 1º de junho.
O recuo foi anunciado pelo governador João Doria (PSDB), na tarde desta quarta (26). A justificativa é o aumento do número de dados relacionados à contaminação da Covid19 no Estado, como internações e novos casos.
A Prefeitura de Jundiaí já havia anunciado em decreto municipal que o comércio funcionaria das 6h às 22h, desde segunda (24) – a capacidade foi mantida em 40%. Em nota ao Tribuna de Jundiaí, o poder público informou que “o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus estuda as novas orientações do Plano São Paulo”.
Testes
Os 645 municípios paulistas vão receber testes rápidos do Governo do Estado para detectar o novo coronavírus. Serão 1 milhão de testes neste primeiro momento, segundo Doria.
As cidades assinarão um termo de protocolo nos próximos 10 dias e, na sequência, todos receberão os testes. “Todos deverão fortalecer a estratégia de monitoramento de contatos e aplicar medidas mais restritivas quando necessário”, destacou o governador.
Eventos controlados
A capital paulista vai iniciar também 10 eventos controlados, entre 15 e 30 de junho. Segundo a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, todos os participantes farão testagem rápida e deverão seguir todos os procedimentos para evitar a disseminação do vírus.
[tdj-leia-tambem]
Os eventos terão limite de público e serão assistidos diretamente pela Secretaria de Estado da Saúde: quatro eventos sociais, na capital e interior; uma feira de negócios em Santos; duas feiras criativas, em Campinas e no Memorial da América Latina; três festas na capital e interior.
“Nosso objetivo é conter o vírus e realizar com responsabilidade a retomada destes setores econômicos de maneira científica, com todos os cuidados necessários”, completou Patricia.