
Jundiaí corre contra o tempo para conseguir as doses necessárias destinadas à vacinação do público com idades a partir dos 18 anos. Conforme os dados informados ao Tribuna de Jundiaí pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, as entregas feitas pelo Governo do Estado de São Paulo não têm sido suficientes e podem causar o não cumprimento do calendário de vacinação estabelecido pelo PEI (Plano Estadual de Imunização).
Segundo a pasta, as 20 mil doses entregues ontem (10) vão atender apenas o público até 22 anos. Para contemplar toda a população acima de 18 anos, Jundiaí precisa contar com 42 mil doses de vacinas contra a Covid19. “A cidade contabiliza 39,7 mil pessoas entre 18 a 24 anos, sendo que 6,6 mil já receberam as aplicações a partir de outros grupos, como de pessoas com comorbidades e com deficiência. Ainda restam outras 9 mil pessoas entre 25 a 27 anos pendentes da recepção da primeira dose”, destacou, em nota.

Para conseguir atingir a meta, o município está insistindo com os órgãos responsáveis, solicitando acréscimo nas quantidades enviadas por meio de seguidos ofícios. Até o início desta quarta (11), porém, a Prefeitura confirmou que não houve qualquer confirmação em relação a uma grade extra de doses para atendimento da população jundiaiense.
[tdj-leia-tambem]
“Periodicamente notificamos o Estado sobre a necessidade de ampliar o quantitativo de vacinas. Se não recebermos 42 mil doses nesta semana, ficaremos atrasados em relação ao calendário estadual”, ressaltou Tiago Texera, gestor de Promoção da Saúde.
Estrutura e condições das equipes atuarem com uma carga maior já ficou comprovado que o município tem. Os números mostram isso: das 423.006 pessoas residentes estimadas na cidade, 65,34% já receberam ao menos uma das doses – conforme apontam dados atualizados do site Vacina Já, do Governo do Estado. “No total, foram aplicadas 376.649, sendo 265.216 em primeira dose, 100.236 em segunda e 11.197 em dose única”, confirmou a unidade, em outra parte da nota.