Marcelo Queiroga. (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Marcelo Queiroga. (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Nesta quarta-feira (28), o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pediu durante um pronunciamento nacional, que os brasileiros que já receberam a primeira dose da vacina contra Covid19 volte aos postos para receber a segunda dose.

“Dirijo-me em especial aos brasileiros que estão com a segunda dose em atraso. Peço que busquem os postos de vacinação para tomar a segunda dose, pois a sua imunização só estará completa após a conclusão do esquema vacinal”, disse o ministro. Além disso, Queiroga informou que a previsão é de que toda a população adulta do país receba a primeira dose até setembro, e a segunda, até dezembro.

A maior parte das vacinas desenvolvidas e autorizadas para uso contra a doença é administrada em duas doses. Até o momento, apenas a vacina da Janssen, da Johnson&Johnson, é de dose única.

“Hoje, podemos nos orgulhar do sucesso da nossa campanha de vacinação. Cem milhões de brasileiros tomaram ao menos uma dose. […] Com mais de 63% da população adulta vacinada com a primeira dose, registramos uma queda expressiva de 40% no número de casos e óbitos em apenas um mês”, declarou Queiroga.

Plano Nacional de Imunização

Desde o início da campanha de imunização no Brasil, em janeiro de 2021, 98 milhões de brasileiros receberam a primeira dose de vacina contra a Covid19, de acordo com dados divulgados pelo consórcio dos veículos de imprensa na noite dessa quarta-feira (28).

Em todo o país, a primeira dose foi aplicada em 98.202.468 pessoas, o que equivale a 46,38% da população. Já 39.493.648 pessoas receberam a segunda dose da vacina ou o imunizante em dose única, e estão com a imunização completa. Esse total corresponde a 18,65% da população brasileira.

[tdj-leia-tambem]