Foto: Governo de SP/Divulgação
Foto: Governo de SP/Divulgação

Depois de mais de 60% dos postos de vacinação contra Covid19 da cidade de São Paulo ficarem sem doses dos imunizantes nesta segunda-feira (21), o secretário da Saúde da cidade, Edson Aparecido, anunciou a suspensão da aplicação da primeira dose da vacina nesta terça-feira (22).

Dessa forma, hoje, poderão vacinar apenas as pessoas que precisarem da segunda dose. O dia será direcionado para a reposição dos estoques dos postos por São Paulo. As aplicações em pessoas com 48 anos ou mais na cidade, que eram previstas para esta quarta-feira (23), serão adiadas. Assim, segundo o secretário, a vacinação das faixas etárias a seguir também pode ser afetada.

Novas datas de vacinação para próximos grupos serão divulgadas de acordo com o recebimento de remessas do governo estadual. “Nós propomos um cronograma baseado nos anúncios oficiais do ministério. Nós só descobrimos que o ministério não consegue honrar com o compromisso no dia seguinte ao dia marcado da entrega. O ministério não avisa antecipadamente qualquer entrega que vai deixar de efetuar”, disse Eduardo Ribeiro, secretário-executivo da Saúde.

O Ministério da Saúde disse, em nota, que o envio das doses é baseado na população-alvo da campanha. Assim, recomenda que os gestores locais sigam à risca o plano nacional de operacionalização da imunização contra a Covid19. O órgão federal ainda afirmou que a responsabilidade de distribuir as doses aos municípios é da gestão estadual. Além de São Paulo, outras três capitais farão a mesma coisa, por falta das doses: Campo Grande, Florianópolis e Aracaju.

Cronograma ‘conservador’

O representante da secretaria estadual disse que o cronograma de vacinação de SP é “conservador”, e contabiliza apenas as entregas já oficializadas pelo Ministério da Saúde. Já Eduardo Ribeiro disse que o estado de São Paulo não vai ter que interromper a vacinação, e que o cronograma de vacinar todos os cidadãos com mais de 18 anos até 15 de setembro, feita pelo governador João Doria, deve ser cumprida.

“Vamos avançar a vacinação com vistas a cumprir cronograma que o governo implementou de até 15 de setembro todos os cidadãos elegíveis pra vacinação acima de 18 anos possam ter recebido a sua primeira dose”, disse. “Amanhã [essa terça] vamos fazer uma remessa que tende a equacionar a situação. Enviaremos mais doses pra esse processo manter-se contínuo”, concluiu.

[tdj-leia-tambem]

Lote de vacina Janssen

Na manhã desta terça-feira (22), chegou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o primeiro lote da vacina Janssen, com 1,5 milhão de doses compradas pelo Ministério da Saúde.

O contrato do governo federal com a farmacêutica do grupo Johnson&Johnson prevê a entrega total de 38 milhões de doses.

Diferentemente das outras vacinas, a imunização da Janssen necessita de apenas uma dose, sendo o único imunizante em etapa avançada de testes que funciona com dose única contra a Covid19. O imunizante apresentou eficácia de 66% para os casos moderados a graves, e de 85% para os casos graves.