Foto de crianças asiática com máscara de tecido
Crianças de 2 anos ou mais devem usar uma cobertura de pano no rosto, cobrindo o nariz e boca (Foto: 30seconds.com)

O Ministério da Saúde recomenda que até pessoas sem sintomas, incluindo crianças, usem máscaras de tecido ao sair de casa para ir ao mercado ou à farmácia.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o Centro de Controle Prevenção de Doenças (CDC) diz que crianças de 2 anos ou mais devem usar uma cobertura de pano no rosto, cobrindo o nariz e boca, ao sair de casa.

Um estudo chinês feito com 2.143 crianças mostrou que elas são suscetíveis a complicações graves, mas que 90% são assintomáticos, leves ou moderados, reforçando ainda mais a medida.

O levantamento mostra que uma criança, mesmo que ela esteja infectada com o novo coronavírus, ela pode não apresentar sintomas e disseminar o vírus sem saber.

O CDC considera o uso de coberturas faciais pelas crianças algo tão importante quanto o isolamento social, a limpeza frequente das mãos e outras ações preventivas cotidianas.

Menores de dois anos

É importante destacar que bebês e crianças menores de 2 anos não devem usar máscaras. Eles têm vias aéreas menores e respirar através de uma máscara pode aumentar o risco de asfixia.

Veja como fazer a sua máscara de tecido em casa!

[tdj-leia-tambem]

Com informações do portal de notícias ‘UOL’.