
Decreto publicado pela Prefeitura de Jundiaí nesta sexta-feira (21) autoriza ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais para 8 horas. A permissão se baseia na estabilidade do cenário epidemiológico, que registra queda nos índices da pandemia do novo coronavírus.
A cidade completou nesta semana 14 dias na fase amarela – terceira etapa do Plano São Paulo de retomada econômica. Para viabilizar a medida, foram analisados os dados epidemiológicos relacionados à doença, como os índices de contágio, ocupação hospitalar e óbitos.
A permissão para 8 horas de funcionamento atende os comércios de rua, shoppings, bares e restaurantes; também passará a ser permitida a abertura de clubes sociais e recreativos.
Conforme o decreto, a flexibilização necessita do cumprimento dos protocolos sanitários adequados para cada setor, com restrição de pessoas por área, disponibilização de álcool em gel para consumidores, além de equipamentos de proteção individual para os colaboradores.
[tdj-leia-tambem]
Retomada da economia
A ampliação – feita de forma gradual e responsável – tem por objetivo garantir a retomada da economia de forma segura aos setores sem que isso interfira negativamente nos índices da pandemia em Jundiaí, mantendo-os em sequência de estabilização e inflexão, como vem sendo apresentado desde o dia 23 de julho.
Clubes sociais e recreativos também passarão a ter permissão para reabertura, das 8h às 20h, desde que sejam cumpridas as determinações do decreto.
Na última semana, a cidade manteve a menor taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva de leitos públicos exclusivos Covid-19, desde o pico da pandemia, registrado entre os meses de junho e julho, permanecendo entre 50% e 40%.
“A retomada gradual das atividades é feita com base no cenário epidemiológico da cidade e avaliada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) de Jundiaí, com regramentos sanitários rígidos, elaborados especificamente para cada setor e que são verificados pelos técnicos da Vigilância Sanitária, Fiscalização do Comércio e Guarda Municipal durante as ações realizadas em todos os bairros”, explica o coordenador técnico do CEC e gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.