Fachada do Assaí Atacadista. Foto: Divulgação
Fachada do Assaí Atacadista. Foto: Divulgação

As medidas sanitárias dos estabelecimentos para a contenção à pandemia do novo coronavírus foram revisadas e atualizadas, conforme o novo protocolo sanitário (Anexo IV, decreto 29.150), publicado pela Prefeitura de Jundiaí, nesta sexta-feira (24).

A publicação define, entre outras medidas, forma de controle de acesso de consumidores ao interior dos estabelecimentos, de acordo com o tamanho da área do empreendimento.

O Executivo informa que em situações epidêmicas, os protocolos são reavaliados conforme a necessidade identificada.

Em Jundiaí, as ações de controle são realizadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) e a revisão do protocolo foi feito pela equipe da Vigilância Sanitária da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

“Os supermercados, hipermercados e minimercados são locais onde a população necessariamente precisa ir, e, consequentemente, as regras sanitárias devem ser intensificadas para evitar que esses locais possam potencializar a transmissão do vírus respiratório. Por isso a necessidade da restrição de quantidade de pessoas por área (1 pessoa por 20 metros)”, explica a gerente da VISA, Adriana Swain Müller.

Novo protocolo

O novo parâmetro a ser considerado é o de um cliente para cada 20m2 da área total de vendas, excluindo áreas de recebimento, armazenamento, estacionamento, entre outras não destinadas à circulação de usuários.

O controle de acesso também deve ser feito em sistema de fichas higienizáveis ou outro sistema que seja passível de comprovação de controle a partir das especificações de capacidade, que devem estar fixadas e visíveis na entrada do estabelecimento.

[tdj-leia-tambem]