Mesmo com todo o cuidado diário e uso de EPIs, profissionais foram infectados (Foto: Reprodução Hospital São Vicente)
Mesmo com todo o cuidado diário e uso de EPIs, profissionais foram infectados (Foto: Reprodução Hospital São Vicente)

O coronavírus não poupa sequer os profissionais de saúde, que trabalham na linha de frente na luta contra a doença.

Mesmo com todo o cuidado diário e uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), dois profissionais de saúde do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, em Jundiaí, foram contaminados pela Covid-19 e estão internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Um técnico de enfermagem e um vigia apresentaram os sintomas relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

“Assim como nos casos dos demais pacientes internados, o tratamento segue as determinações do Ministério da Saúde (MS). Todo o suporte possível, neste momento, tem sido dado às famílias”, afirma a direção do hospital, por meio da assessoria de imprensa.

Em ambos os casos foram colhidas amostras do trato respiratório superior, conhecidas como swab nasofaringe e swab orofaríngeo.

Os exames foram encaminhados ao Laboratório AFIP e deram positivo para Covid-19.

[tdj-leia-tambem]

Os profissionais  que tiveram contato com ambos estão sendo monitorados. Até o momento, todos assintomáticos.

Um dos profissionais internados também exerce atividades em outra empresa. A Vigilância Epidemiológica já foi informada para as medidas necessárias.

Treinamento e proteção

“O HSV reforça que desde o final de fevereiro/2020 implantou protocolo de atendimento exclusivo para pacientes com suspeita de Covid-19. O documento tem sido atualizado frequentemente conforme determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e Vigilância Epidemiológica (VE) de Jundiaí”.

Além do protocolo, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do hospital tem realizado treinamentos in loco percorrendo setores e abrangendo todos os colaboradores, incluindo todos os turnos, a fim de orientar sobre cuidados necessários dentro e fora do hospital.

“Os treinamentos incluem orientações de segurança no exercício das atividades, paramentação e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)”, confirma a nota.

“A instituição segue acompanhando os casos e à disposição dos familiares, cuidando para que ambos restabeleçam a saúde o mais breve possível”.