Donald e Melania Trump
Foto: Andrew Harrer / POOL/EFE / Agência Brasil

Na madrugada dessa sexta-feira (2), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que ele e a primeira-dama, Melania Trump, foram diagnosticados com Covid-19. De acordo com o anúncio, ambos entraram em isolamento de imediato.

“Esta noite, Melania e eu testamos positivo para Covid-19. Começaremos nosso processo de quarentena e recuperação imediatamente. Vamos passar por isso juntos!”

Após uma assessora de Trump ter sido infectada pelo coronavírus, Donald e Melania fizeram os testes na quinta-feira (1°). Essa assessora, Hope Hicks (31), estava com Trump no avião presidencial na terça-feira (29) até Cleveland, onde o chefe de estado participou do primeiro debate eleitoral com Joe Biden, candidato do Partido Democrata.

Além disso, Hope acompanhou Trump para com comício em Minnesota na quarta-feira (30). Porém, existe a possibilidade de o presidente ter sido infectado em outros lugares durante a semana. Neste período, Trump teve contato com funcionários do governo e de campanha, apoiadores e doadores. O presidente também foi até a casa de um doador em um evento particular em Minneapolis e no comício de Minnesota muitos dos participantes não fizeram uso de máscara.

Estado de saúde

Mesmo sendo idoso, com 74 anos e, de acordo com a CNN americana, levemente obeso – o que o deixa mais suscetível a sintomas graves da doença – o presidente “leva muito a sério sua saúde, bem como a de todos que trabalham para ele”, declarou o porta voz da Casa Branca, Judd Deere.

Sean Conley, médico da Casa Branca, disse que Trump está bem e “cumprirá suas funções sem interrupções”. Não foi informado quantos dias o casal ficará em isolamento, mas o indicado por médicos e especialistas é de pelo menos 14 dias.

“Como muitos americanos fizeram este ano, Donald Trump e eu estamos em quarentena em casa após teste positivo para Covid-19. Estamos nos sentindo bem, e adiei todos os próximos compromissos. Por favor, certifique-se de que você está seguro e vamos todos passar por isso juntos”, postou Melania Trump nas redes sociais.

Anteriormente, Donald Trump já havia criticado o uso de máscaras como medido preventiva do Covid-19 e disse ainda que muitos especialistas não as recomendam. Inclusive, ironizou seu adversário, Biden, por causa da utilização.

“Eu não uso uma máscara como (Biden), toda vez que você o vê, ele tem uma máscara. Ele pode estar falando a 60 metros de distância e aparece com a maior máscara que eu já vi”, disse Trump.
Os Estados Unidos são o país líder de contaminação e mortes pelo coronavírus no mundo, com 7,2 milhões de casos e 207 mil óbitos desde o início da pandemia.

[tdj-leia-tambem]

Informações são do G1.