João Doria, governador do Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo

O governador João Doria disse na quinta-feira (9) que vai endurecer a quarentena, com multa e prisão para quem desrespeitar as orientações, caso o índice de adesão ao isolamento social não alcance 60% no estado, neste final de semana.

A taxa de isolamento social no Estado de São Paulo caiu 49% na última quarta-feira (8), menor índice registrado desde o início da quarentena, instituída para evitar a propagação do novo coronavírus.

Segundo o governo estadual, a estratégia é efetiva quando atinge taxa superior a 70%. No último domingo (5), o índice chegou ao seu ápice, com 59% de adesão, mas voltou a cair nos dias seguintes.

“Eu queria evitar isso porque medidas mais rígidas significam que as pessoas poderão receber não só multa, advertência, mas também voz de prisão”, disse Doria em entrevista ao SP2.

Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego comprovam a falta de adesão ao isolamento social, a lentidão no trânsito de São Paulo, por exemplo, passou de 3 quilômetros na quarta-feira, para 13 quilômetros na quinta.

O levantamento foram obtidos por meio da geolocalização de smartphones monitorados pelas operadoras de telefonia e divulgado em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

O Estado de São Paulo tem 7.408 casos confirmados da doença e 496 mortes pela Covid-19, segundo o boletim do Ministério da Saúde, divulgado na quinta.

O secretário da Saúde, José Henrique Germann, ainda destaca que se o isolamento social não tivesse sido feito, hoje o estado teria 10 vezes mais pacientes infectados.

[tdj-leia-tambem]

Com informações do portal de notícias ‘G1’.