Foto: Governo de SP
Foto: Governo de SP

O governo do estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (5) o plano para vacinar todas as crianças de 5 a 11 anos durante três semanas com pelo menos uma dose. Segundo o governador João Doria, o estado tem capacidade de aplicar 250 mil imunizantes em crianças por dia. A vacinação das 4,3 milhões de pessoas desta faixa etária já poderia começar “imediatamente”, mas depende da liberação das vacinas da Pfizer, compradas pelo Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde defende a obrigatoriedade de prescrição médica para a vacinação desta parcela da população. Mas, de acordo com a secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19 do ministério, Rosana Leite de Melo, a maioria dos participantes da consulta pública rejeitou a proposta, assim como médicos e secretários de Saúde. “O governo de São Paulo elaborou um plano de imunização com pelo menos uma dose para todas as 4 milhões de crianças de 5 a 11 anos do estado”, declarou Doria, em coletiva hoje no Palácio dos Bandeirantes.

[tdj-leia-tambem]

De acordo com Doria, todo o contingente receberia pelo menos uma dose em até três semanas. Assim que as doses forem enviadas, a vacinação deverá ser iniciada com as 850 mil crianças com comorbidades, quilombolas e indígenas. Depois, escalonadas por idade.

O governo garante que já foram adquiridas 4,5 milhões de seringas e o mesmo número de agulhas específicas para a aplicação nas crianças, além de carteiras de vacinação para este público.

A imunização poderá ser feita nos mais de 5,2 mil pontos de vacinação do estado e nas escolas da rede pública, em parceria com a Secretaria de Educação e municípios. Segundo Doria, 225 escolas já foram cadastradas para aplicação, incluindo as de Jundiaí. “Cabe ao município estruturar a vacinação, mas nós estamos abertos a apoiar todo esse processo. Vamos estar trabalhando dentro das escolas a conscientização da importância da vacinação nesse país”, disse o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares.