
As pessoas do grupo pertencente à faixa etária de 43 a 49 anos em Jundiaí, que serão vacinadas nesta semana, vão receber doses da vacina Janssen – enviadas recentemente pelos Estados Unidos e que garantem a imunização com apenas uma dose.
Nesta terça (29), quem garantiu agendamento será imunizado com a vacina da Pfizer (necessário duas doses). Já para quem conseguiu fazer a inscrição a partir de quarta (30), as doses serão da Janssen. As 3 mil aplicações deste imunizante acontecem no centro esportivo Aramis Polli, na Vila Hortolândia.
Desenvolvida pela divisão farmacêutica da empresa Johnson & Johnson, a vacina tem causado reações em algumas pessoas, como náuseas, febre e dores pelo corpo, segundo relatos feitos em regiões como o Espírito Santo, por exemplo – onde as doses já foram aplicadas.
A vacina tem duas vantagens sobre as demais: é a única administrada em dose única e requer apenas refrigeração básica, podendo ser mantida em freezers normais.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunizante apresenta alta eficácia na prevenção de hospitalização e morte pela covid-19.
Os resultados dos testes clínicos publicados no periódico científico “New England Journal of Medicine” apontam uma eficácia global de 66% contra os casos moderados e graves da doença.
Efeitos colaterais
Vale destacar que todas as vacinas podem causar efeitos colaterais. Porém, as possíveis reações são menos perigosas que a própria doença causada pelo novo coronavírus. No caso da vacina da Janssen, a farmacêutica informou que a aplicação pode gerar reações no local da injeção, como dor, vermelhidão na pele e inchaço.
Durantes os testes clínicos ainda foram relatados dor de cabeça, sensação de cansaço, dores musculares, náusea e febre.
[tdj-leia-tambem]
Mas, de acordo com os médicos, não é preciso entrar em pânico. Os efeitos colaterais podem ser a prova de que o sistema imunológico está funcionando como deveria – embora as vacinas sejam muito eficazes mesmo sem efeitos colaterais.
Mesmo com aplicação da dose única, as autoridades recomendam que as precauções para evitar a contaminação da doença devem continuar sendo seguidas, inclusive o uso da máscara.