
Em Jarinu, foi registrada a morte de uma idosa de 70 anos terça-feira (16), que estava em observação na Unidade Mista de Saúde do município. Ela aguardava em fila de espera para leito direcionado ao tratamento de coronavírus. A vaga já havia sido solicitada via CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde – desde o dia 13, porém, a idosa teve um agravamento respiratório durante espera e não resistiu.
O sistema CROSS é o responsável por transferir pacientes em cidades que não possuem leitos de tratamento para Covid19.
Em nota publicada, a Prefeitura de Jarinu informa “que a paciente estava em observação em leito clínico e aguardava transferência via CROSS para leito enfermaria COVID-19 em cidade referência da região.” Após o agravamento repentino “foi intubada, mas não resistiu. A paciente não apresentava comorbidades”, conclui a nota.
“O município está tentando fazer um consórcio com outros municípios da região, que são Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, para conseguir aumentar o número de leitos para internação de pacientes com Covid no Hospital de Clínicas de Campo Limpo Paulista”, explica Fernando Max da Conceição, diretor de Saúde de Jarinu, em entrevista à TV Tem.