
Diariamente, a Prefeitura de Jundiaí publica um boletim epidemiológico com informações da pandemia da Covid-19 na cidade. De acordo com esses dados, apenas nessa semana – do dia 09 ao dia 14 de janeiro – o município registrou 830 novos casos positivos da doença em munícipes.
Esse pode ser considerado um grande aumento de diagnósticos positivos, se comparado com dados anteriores. Na semana passada – 04 a 07 de janeiro – Jundiaí registrou cerca de 117 novos casos.
Além disso, o boletim epidemiológico também contabiliza três óbitos por Covid-19 de munícipes desde o início de 2022:
- Mulher, 92 anos, portadora de doença cardiovascular crônica e diabetes. Internou no dia 28 de dezembro de 2021, e faleceu em 05 de janeiro de 2022, em hospital privado da cidade.
- Mulher, 64 anos, sem comorbidades. Internou no Hospital São Vicente no dia 07 de janeiro e faleceu no mesmo dia. O boletim contabilizou a morte apenas no dia 10 de janeiro.
- Mulher, 77 anos, portadora de doença cardiovascular crônica. Internou no dia 16 de dezembro de 2021; faleceu no dia 10 de janeiro, em hospital privado na cidade.
O crescimento de diagnósticos por Covid-19 se dá em um momento delicado. A cidade, assim como o resto do país, enfrenta surtos de síndromes gripais como a Influenza H3N2 e a variante ômicron do coronavírus.
Efeito vacinação e leitos de UTI
Os casos positivos são um indício da importância da vacinação contra a Covid-19. Muito se comenta que, mesmo com números altos de contaminação, a maioria dos infectados têm sintomas leves e não precisam de internação.
Atualmente, a cidade aplica primeiras e segundas doses, além de doses de reforço e quartas doses para imunossuprimidos.
Desde o início da campanha de vacinação, Jundiaí já aplicou 850.502 doses de vacinas.
Além disso, ainda de acordo com os boletins da Prefeitura, das 59.422 contaminações pelo vírus, 57.200 pacientes já se recuperaram.
Os leitos públicos de UTI essa semana bateram a média é de 90% de ocupação; enquanto isso, nos leitos privados de Jundiaí, a média é de 45% de ocupação. No entanto, vale reforçar que Jundiaí tem o total de 26 leitos públicos, e tem 23 pessoas os ocupando. Já nos leitos de UTI privados, são 136 no total, e 62 ocupados.
[tdj-leia-tambem]