Prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni. (Foto: Reprodução)
Prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni. (Foto: Reprodução)

Em transmissão ao vivo em uma rede social da Prefeitura de Itajaí (SC), o prefeito Volnei Morastoni (MDB), afirmou na noite de segunda-feira (3), que existe a possibilidade de a cidade adotar a aplicação de ozônio por via retal (ânus) como medida de tratamento contra a Covid-19 em pacientes confirmados e com sintomas.

A técnica, entretanto, não tem eficácia comprovada contra a doença

“É uma aplicação simples, rápida, de dois ou três minutinhos por dia, provavelmente vai ser uma aplicação via retal. É uma aplicação tranquilíssima, rapidíssima de dois minutos com cateter fino, e isso dá uma resultado excelente”, disse Morastoni, que também é médico pediatra e homeopata.

A ozonioterapia é uma técnica antiga, porém, ainda considerada experimental pelo Conselho Federal de Medicina. Ela consiste no uso de uma mistura de ozônio e oxigênio para aumentar o fluxo sanguíneo. Não há evidências científicas que permitam seu uso médico no Brasil, de acordo com o conselho.

Segundo o prefeito de Itajaí, trata-se de uma “nova etapa” de ação de combate ao vírus na cidade, que inclui a ingestão de cânfora, tanto de maneira preventiva quanto para os casos já positivados. Morastoni cita também a continuidade do tratamento com o medicamento antiparasitário Invermectina e do antibiótico Azitromicina.

A ivermectina, medicamento antiparasitário, também não tem comprovação científica de eficiência contra a Covid-19, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

[tdj-leia-tambem]

Virou meme

A ideia do prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni (MDB), que sugeriu à população injetar ozônio através do ânus para o tratamento da Covid-19, viralizou e se tornou tema de diversas brincadeiras nas redes sociais. A técnica, entretanto, não tem eficácia comprovada contra a doença brincadeiras nas redes sociais.

O procedimento, assim como o uso de cloroquina, não tem eficácia cientificamente comprovada para quem testa positivo para o novo coronavírus.