MAT

A empresa MAT, com sede em Jundiaí (SP), vai produzir 2 mil cilindros de oxigênio para abastecer UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) e UBSs que atendem pacientes com Covid19 em todo o Estado de São Paulo. Nesta quarta (31), 216 deles já foram enviados para a Baixada Santista e Vale do Paraíba – regiões em que há alta demanda de casos da doença. O restante será produzido em escalas até completar o total contratado pelo governo estadual.

Além disso, mil concentradores de oxigênio também foram adquiridos pelo Estado para servir como apoio no atendimento de casos da Covid. O governo paulista vai pagar R$ 2,5 milhões por essas aquisições.

A entrega do primeiro lote foi acompanhada na empresa pelos secretários estaduais Jean Gorinchteyn (Saúde), Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional) e Patricia Ellen (Desenvolvimento Econômico), além do prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).

Depois de saírem da MAT, os cilindros seriam abastecidos em outra empresa jundiaiense, a Air Liquide – que fez a doação do oxigênio. “Em nome do governador João Doria (PSDB) estamos acompanhando essa entrega aqui em Jundiaí, que será fundamental para continuarmos o combate à Covid em todo o Estado. Especificamente esses cilindros já têm como destino a Baixada Santista e o Vale do Paraíba, necessário para o atendimento às pessoas dessas regiões e também para a normalização do estoque”, comentou Vinholi.

O secretário estadual de Saúde explicou que os cilindros são específicos para equipamentos de saúde como as unidades básicas e pronto-atendimentos que fazem o atendimento de pacientes com o novo coronavírus. “Nos hospitais, por exemplo, são usados os grandes tanques de oxigênio. Com essa aquisição, estamos garantindo a assistência também nestes outros locais”.

secretários e luiz fernando
Secretários estaduais e o prefeito Luiz Fernando Machado conversam na empresa MAT (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Mais estrutura

A secretária Patrícia Ellen afirmou que o Governo do Estado também adquiriu mil concentradores de oxigênio, que estão chegando de Atlanta (EUA) para serem usados como reforço no tratamento dos pacientes Covid. “Esses aparelhos servem de apoio para pacientes menos graves, o que permite que os respiradores possam ser utilizados nos pacientes mais graves”, comentou.

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, Jundiaí dá exemplo da importância do setor industrial para o Estado e o país. “Somos a sétima economia do Estado. Grande parte do que é produzido aqui abastece não só os demais municípios paulistas como também várias regiões do Brasil”.

cilindros
No ano passado, a MAT já havia doado 45 cilindros para o município (Foto: PMJ)

Doação

Em julho do ano passado, a MAT doou 45 cilindros para a Prefeitura de Jundiaí. Eles foram distribuídos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Sentinela e no Hospital de Campanha, montado no 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) Barão de Jundiahy.

Na ocasião, além de produzir os cilindros a MAT também os entregou com a primeira carga completa – totalizando R$ 38.374,15 na doação.

[tdj-leia-tambem]

O Grupo MAT é especialista na fabricação deste tipo de produto, destinado a receber gases de alta pressão. Em Jundiaí, a fábrica fica no Distrito Industrial – o centro de distribuição e o escritório ficam no Rio de Janeiro.

Na manhã desta quarta (31), o Governo do Estado liberou mais  3,4 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan para o Programa Nacional de Imunização (PNI).