Enfermeira é a primeira pessoa a ser vacinada no Brasil
Foto: Rodrigo Rodrigues/G1

Na tarde deste domingo (17), a Anvisa aprovou o uso emergencial da vacina da Oxford e da Coronavac, e a primeira pessoa já recebeu a vacina no Brasil. A enfermeira Mônica Calazans tem 54 anos e é moradora de Itaquera, Zona Leste de São Paulo.

Mulher, negra e profissional da saúde, Mônica faz parte do grupo de risco e trabalha na linha de frente de combate ao coronavírus. Ela atua no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e foi voluntária na terceira fase de testes clínicos da Coronavac. No entanto, na ocasião ela estava no grupo que recebeu placebo.

Assim, depois da imunização, Mônica recebeu do governador João Doria um selo simbólico escrito “Estou vacinado pelo Butantan” e uma pulseira com a frase “Eu me vacinei”.

A aplicação aconteceu no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Quem aplicou a vacina foi a enfermeira Jéssica Pires de Camargo, de 30 anos. Jéssica é funcionária do Controle de Doenças e Mestre de Saúde Coletiva pela Santa Casa de São Paulo.

[tdj-leia-tambem]

Com informações do G1.