
Na segunda-feira (25), o Centro de Comunicação Social de Aeronáutica informou que 195 alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) em Barbacena (MG) testaram positivo para Covid-19.
Destes, 90 estão em isolamento na instituição e os outros 105 já se recuperaram do coronavírus e foram para casa.
Dos estudantes, há 83 assintomáticos e sete com sintomas leves. Nenhum estudante precisou ser hospitalizado ou apresentou quadro grave da doença, segundo a unidade.
Na última sexta-feira (22), o Ministério Público Federal (MPF) recomendou à direção da escola que as aulas fossem suspensas para evitar a propagação do novo coronavírus.
Por nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) explicou que as atividades presenciais já haviam sido suspensas antes do prazo.
Além disso, a unidade destacou algumas adaptações, como uso de máscaras, horários ampliados, incentivo à prática física e rodízio de alunos nas atividades.
No entanto, o MPF investiga a conduta da instituição militar após pais de alunos terem denunciado o local que estaria submetendo os alunos a risco de contágio da doença.
Um professor da instituição, que teve a identidade preservada, disse à TV Integração que os 500 alunos da Epcar estavam na escola sem serem liberados há mais de 60 dias.
A denúncia foi feita ao órgão pelo Conselho Tutelar de Barbacena em abril e encaminhada ao MPF, em São João Del Rei.
Ainda de acordo com o MPF, durante inspeção, a unidade não atende os requisitos exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), não há protocolo sanitário e, além disso, local possui baixa ventilação.
No município, a rede de ensino estadual e municipal está suspensa desde o início da pandemia. E, desde o mês passado, a Prefeitura retornou com as aulas de modo remoto.
Com o resultados dos exames dos alunos, o número de casos na cidade saltou e chegou a 253 casos confirmados no final de semana.
Com informações do portal de notícias ‘G1’.