Nesta terça-feira (26), o Estado de São Paulo anunciou que irá reduzir o intervalo entre as doses da vacina AstraZeneca para 8 semanas. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, cerca de 400 mil pessoas entre 18 e 24 anos poderão receber a segunda dose da vacina antecipadamente e completar o ciclo vacinal a partir desta quarta-feira (27). 

De acordo com dados da farmacêutica, intervalos menores entre a primeira e segunda dose da AstraZeneca geram melhores respostas imunes no organismo. A princípio, o prazo do intervalo para aplicação da segunda dose era de 12 semanas.

O mesmo aconteceu com a vacina Pfizer contra Covid-19, que teve o intervalo de aplicação reduzido pelo governo de São Paulo recentemente.

Vacinação em SP

Ainda assim, a gestão estadual alerta que cerca de 4 milhões de pessoas no Estado de São Paulo não compareceram aos postos para receber as segundas doses das vacinas. Logo, não completaram o esquema vacinal.

De acordo com os dados atualizados do consórcio de veículos de imprensa, aproximadamente 80% da população do estado de São Paulo já recebeu a primeira dose de vacina contra Covid-19 e cerca de 66% já está com o esquema vacinal completo.

A secretaria estadual estima que, considerando apenas a população adulta de São Paulo, 100% dos paulistas receberam pelo menos uma dose de imunizante.

[tdj-leia-tambem]