Nesta segunda-feira (14), os Estados Unidos deve iniciar a vacinação da população contra a Covid-19. O país utilizará o imunizante desenvolvido pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech.

No domingo (13) a vacina recebeu a autorização do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), para o início da campanha de vacinação. Os profissionais da saúde devem ser os primeiros na fila e receberão as primeiras doses da vacina.

De acordo com o general do Exército dos Estados Unidos, Gustave Perna, as primeiras doses da vacina seriam entregues em 145 localidades do país. As outras 636 localidades de entrega receberão doses na terça (15) e quarta-feira (16).

“Tive o orgulho de assinar a recomendação do Comitê Consultivo em Práticas de Imunização para usar a vacina Covid-19 da Pfizer em pessoas com 16 anos ou mais. Esta recomendação oficial do CDC segue a decisão da FDA de sexta-feira de autorizar o uso emergencial da vacina”, relatou o diretor do CDC, Robert R. Redfield.

Os casos da doença no país estão em momento crítico de crescimento. Assim, a recomendação do CDC vem em boa hora. “A vacinação inicial está programada para começar na segunda-feira, e esta é a próxima etapa em nossos esforços para proteger os americanos, reduzir o impacto da pandemia e ajudar a restaurar a normalidade em nossas vidas e em nosso país”, prossegue Redfield.

Além disso, o órgão avaliou que a vacina da Pfizer tem altos índices de eficácia em todas as faixas etárias, sexo e etnia. Também entre pessoas com “condições médicas subjacentes” e pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus anteriormente.

Só neste sábado, o país registrou 3.309 mortes por Covid-19 em 24 horas.

[tdj-leia-tambem]

Com informações do G1.