Foto da tela inicial do Facebook
Facebook alertará usuários sobre fake news do novo coronavírus (Foto: Divulgação)

O Facebook anunciou que os usuários da rede que tiveram contato com informações falsas sobre o novo coronavírus receberão avisos pop-up sobre o conteúdo nas próximas semanas.

Os alertas irão redirecionar o internauta para uma página da Organização Mundial da Saúde (OMS), onde poderão consultar informações verdadeiras sobre a Covid-19.

A empresa também incluiu uma nova seção no seu centro de informações da Covid-19 nomeado como “Get the Facts”, com artigos verificados que desmascaram informações erradas sobre o coronavírus.

Foto de telas de celular
“Get the Facts” mostra artigos verificados que desmascaram informações erradas sobre o coronavírus (Foto: Divulgação)

A novidade foi compartilhada pelo executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, em seu perfil oficial.

A iniciativa é uma resposta após uma pesquisa sobre o impacto da desinformação na rede social da Avaaz ter sido divulgada nesta quarta-feira (15).

No estudo, a rede social não apresenta nenhum mecanismo de controle sobre a exposição de usuários a informações falsas sobre a doença. No entanto, o Facebook rejeita os resultados apresentados.

Os pesquisadores analisaram uma amostra com mais de 100 exemplos de desinformação em seis idiomas sobre o coronavírus no Facebook, que identificou alto índice de compartilhamento e visualização, inclusive a rede social retirou inúmeros conteúdos.

Com informações do blog ‘Tilt’.

[tdj-leia-tambem]