
Com as medidas de higienização das mãos sendo altamente recomendadas pelas entidades sanitárias, a demanda pela compra de álcool em gel também cresceu. Agora, o produto que é encontrado em supermercados e drogarias, também passa a ser comercializado pelas farmácias de manipulação.
Na Farmácia Micenas ((11) 4521-2450 | Rua Sen. Fonseca, 1108 – Centro, Jundiaí), são entre 20 e 30 unidades de 100 ml produzidas por dia e manualmente pelos colaboradores.
“Nós não reservamos por telefone, mas informamos qual a previsão de horário em que o próximo lote será entregue para que a pessoa venha em um horário em que ela possivelmente encontrará o produto”, explica Rodrigo Pereira, farmacêutico. A quantidade vendida também pode variar. “Na semana passada, limitamos duas unidades por pessoa. Nesta semana, a demanda aumentou e passamos a entregar apenas uma unidade”.
Na Artpharma ((11) 4523-3699 | R. Anchieta, 312 – Centro, Jundiaí), até semana passada, não havia estoque do produto.
“Nos últimos dois dias conseguimos regularizar. Elaboramos uma força-tarefa para garantir a matéria-prima e a partir desta quarta-feira (25), abrimos os pedidos de álcool em gel pelo site, aplicativo ou pelo WhatsApp ((11) 99666-7901). Também vamos entregar os produtos em Jundiaí. Nas cidades vizinhas, também, porém com dias pré-determinados. Há limite de duas unidades por pessoa”, garantiu o proprietário Marco Perino.
Na Art Med ((11) 4583-1430 | Av. Jundiaí, 210/218 – Anhangabaú, Jundiaí), os frascos podem variar de tamanho. Há limite de uma unidade por pessoa e a retirada é feita apenas no balcão.
“Estamos vivendo uma instabilidade de fornecedores de embalagens e substâncias, por isso, a disponibilidade do produto pode variar. Estamos atentos a oferecer o melhor para a população. É para isso que estamos aqui”, completou a proprietária Renata Bataglia Galli.
Liberação do álcool líquido 70%
A Anvisa também concedeu, na segunda-feira (23), uma liminar de urgência a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais permitindo que as farmácias de manipulação possam realizar preparar, estocar e comercializar álcool etílico 70% sem limitação de tamanho de embalagens.
A medida chega a conhecimento dos estabelecimentos que se preparam para a demanda. A Artpharma, por exemplo, iniciou a venda já nesta quarta-feira (25).
[tdj-leia-tambem]