
O gestor de Promoção da Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, disse nesta segunda (22), após reunião com representantes de hospitais públicos e privados da cidade, que o sistema está prestes a entrar em colapso. “Deve acontecer esta semana, pelos dados que temos”, completou, em entrevista à TV Tec.
De acordo com Texera, a situação é muito difícil. “Jundiaí está entrando em colapso. Isso quer dizer que toda a nossa estrutura, tecnologia e capacidade de ampliação são menores do que a velocidade de contaminação do vírus na cidade. Os hospitais privados estão saturados, não há mais como receber pacientes. A única maneira de conter a doença é evitar o contato entre as pessoas, mas fica difícil quando vemos até festas clandestinas com 300 pessoas que a nossa fiscalização tem de intervir”.
[tdj-leia-tambem]
Ele chamou a atenção para que as pessoas se isolem para conter a proliferação da doença. “Só vamos mudar isso com conscientização. Precisamos de empatia, se lembre que vai contaminar pessoas queridas, da família. Se coloque no lugar do outro, essa nova variante do vírus está contaminando milhares e milhares de pessoas”.
Em relação a um possível lockdown, o gestor repetiu o raciocínio do prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), durante pronunciamento feito sexta (19), de que a cidade produz muitos itens relacionados ao combate à pandemia. “O município tem várias empresas que fornecem insumos para o atendimento de saúde, seria inviável uma atitude dessa”, lembrou.