
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), disse na última sexta-feira (11) que não vê a necessidade do retorno do uso obrigatório de máscaras no estado, mesmo com o aumento das internações em UTIs de pacientes com a Covid19 no estado.
Na quinta-feira (10), o Centro de Controle da doença em São Paulo divulgou um alerta sobre a alta de 56% nas internações e recomendou que a população voltasse a utilizar as máscaras em locais fechados, especialmente as pessoas portadoras de comorbidades.
[tdj-leia-tambem]
Mas, o Governador afirmou que está acompanhando os números de perto da doença e que o alerta do governo paulista é apenas uma “recomendação”.
“Nosso secretário de Ciência e Pesquisa, David Uip, reforçou a recomendação do governo de de SP para que aqueles que puderem usar as máscaras usem. Principalmente em locais fechados e aglomerados, mas ainda longe de uma eventual obrigatoriedade”, disse.
“Por enquanto é uma recomendação e o governo de São Paulo vai ficar atento ao nosso Comitê Científico, para avaliar a evolução dos casos de Covid. Nós temos uma evolução rápida, mas ainda muito pequena perto dos momentos que a gente viveu [na pandemia]”, completou.
Garcia também reforçou a necessidade da vacinação das pessoas que ainda não tomaram a terceira e a quarta doses de reforço contra a Covid no estado de São Paulo.
Nos cálculos da Secretaria da Saúde, pelo menos 16 milhões de pessoas no estado ainda não completaram o esquema vacinal com as doses de reforço (terceira e quarta doses).