Foto: Governo do Estado de São Paulo
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Encerrando a imunização de todos os adultos no estado, o Governador João Doria acompanhou a vacinação contra a COVID-19 nesta segunda-feira (16), no Dia da Esperança. De forma simbólica, quatro estudantes da rede estadual de ensino, com nome ou sobrenome Esperança, foram imunizadas pela enfermeira Mônica Calazans, primeira brasileira a ser vacinada no país.

Dados parciais do Vacinômetro apontam que, nesta manhã, 91,23% dos adultos de todo estado já foram vacinados com pelo menos uma dose. “Aqui vacinamos quatro jovens da rede pública de ensino, com o nome de Esperança. É a representação do respeito pela vida, pela existência, por todas as pessoas, independentemente da idade, e acima de tudo com esperança no coração”, destacou o Governador.

Receberam a primeira dose da vacina as estudantes Esperança Maria Gomes Rodrigues, de 19 anos, e Esperança Aparecida de Jesus Martin Izidoro, de 18 anos, residentes das cidades de Mauá e Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. Ainda foram imunizadas Gabrielly Esperança dos Santos, de 18 anos, moradora de Campinas, e Eliane de Jesus Esperança, também com 18 anos e da cidade de Jacareí, região do Vale do Paraíba.

[tdj-leia-tambem]

A imunização das quatro jovens marca o Dia da Esperança, data estipulada pelo Governo de SP para o fim do calendário de vacinação de adultos, com pelo menos uma dose, em todo estado.

Nesta segunda-feira, além da conclusão da vacinação de jovens, também ocorre o início da repescagem das demais faixas etárias. Portanto, qualquer cidadão com mais de 18 anos, que ainda não tenha sido imunizado, poderá procurar uma unidade de saúde para vacinação, de acordo com os calendários fixados pelos municípios.

A liberação de mais quatro milhões de doses da vacina do Butantan para o PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde, também ocorreu nesta segunda-feira (16). Com o novo lote, SP chega à marca de 72,8 milhões de doses fornecidas ao governo federal para imunização de brasileiros em todo país.

A entrega faz parte da leva de vacinas fabricadas com o lote recorde de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) entregue pela farmacêutica chinesa Sinovac ao Butantan no dia 13 de julho. Foram 12 mil litros de matéria-prima usados para a fabricação dos imunizantes, que são liberados após seguirem as etapas de embalagem, rotulagem e testes para controle de qualidade.