João Doria em coletiva de imprensa da saúde. (Foto: Divulgação)
João Doria em coletiva de imprensa da saúde. (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (11), o governo de São Paulo deve anunciar as novas medidas de restrição para atividades que têm causado aglomeração no estado. A decisão é baseada no aumento dos casos e internações de pessoas contaminadas com a Covid-19 nos últimos dias.

De acordo com integrantes do governo, por enquanto, não serão adotadas medidas radicais de restrição, como fechamento temporário de estabelecimentos, como bares. No entanto, o horário de funcionamento destes locais deverá ser reduzido a partir deste período.

O Estado de São Paulo está, até o momento, na fase amarela do Plano São Paulo. Essa categoria autoriza o funcionamento de bares e restaurantes até as 22h. Segundo dados apurados pelo Estadão, os especialistas do Centro de Contingência contra a Covid estavam pressionando o governo para impedir o funcionamento de bares depois das 20h. Este é, em geral, o horário em que o movimento nestes locais é maior. A decisão sobre o novo horário de funcionamento teria sido decidido na noite de quinta-feira (10).

Além disso, o grupo de técnicos que assessora o governo do estado pede medidas mais rígidas da quarentena, mas o governador João Doria estaria resistente a optar pelo endurecimento das medidas, preocupado com um eventual desgaste político. O governo também deve anunciar mais medidas que reforçam a fiscalização de eventos e festas, que em geral provocam grandes aglomerações pelo estado.

Índices continuam em alta

Em 30 de novembro, a decisão de passar todas as regiões do estado para a fase amarela, já havia sido tomada diante do aumento de casos em São Paulo. No entanto, mesmo com a regressão, o número de internações continua crescendo.

Entre o final do mês de novembro e o início do mês de dezembro, o número de pessoas hospitalizadas subiu de 9.689 para 10.670. Já a taxa de ocupação de leitos de UTI, que estava em 52,2%, nesta quinta-feira chegou em 57,5%.

[tdj-leia-tambem]

Com informações do Estadão.