Nesta segunda-feira (11), o Governo de São Paulo anunciou que poderá entregar 2 milhões de doses da Coronavac por semana aos municípios do estado. De acordo com o governo, a distribuição deve acontecer após a aprovação do imunizante pela Anvisa.
Além disso, os policiais da Tropa de Choque farão a escolta dos caminhões que levarão as doses da vacina em toda São Paulo. O anúncio foi feito por Eduardo Ribeiro, secretário executivo da Secretaria Estadual da Saúde, durante o detalhamento do plano logístico de imunização.
“As doses partirão para uma central de logística do governo de São Paulo, primeiro diretamente aos 200 municípios mais populosos, com mais de 30 mil habitantes. Nossa capacidade logística permitirá a distribuição de 2 milhões de doses por semana por meio de caminhões refrigerados. Serão 70 rotas por semana”, disse.
Ainda na quinta-feira (7), o Governo de SP revelou que a Coronavac atingiu uma eficácia de 78% em casos leves e 100% em casos graves. No entanto, os dados representam um recorte do estudo, conforme explicado pelo infectologista Esper Kallas. Esper é coordenador do centro de estudos da Coronavac no Hospital das Clínicas.
Dessa forma, o índice geral de eficácia, que é referente a toda a amostra de voluntários da pesquisa, ainda não foi divulgado. Por essa falta de informações básicas, cientistas criticaram a transparência do Butantan na divulgação dos dados da vacina.
De acordo com o governo do estado, na terça-feira (12), a taxa geral de eficácia será apresentada em uma coletiva de imprensa.