cargas de exames
Kits chegaram nesta madrugada em voo que aterrissou no aeroporto de Viracopos, em Campinas (Foto: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo)

 

Neste sábado (18), o Governo do Estado de São Paulo recebeu mais 575 mil testes para o novo coronavírus, que finaliza a entrega de 1,3 milhão de exames comprados pelo Instituto Butantan.

Os kits comprados da Coreia do Sul chegaram nesta madrugada em voo que aterrissou durante a madrugada no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Outros 725 mil exames da mesma compra chegaram na última terça-feira (14). O investimento total foi de R$ 85 milhões.

Os testes serão usados pela Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico da Covid-19, coordenada pelo Butantan, em uma rede que já conta com 38 laboratórios habilitados, entre públicos, privados e universitários.

Está sendo realizada uma força-tarefa para zerar a atual demanda e, com isso, ter o resultado dos exames em até 48 horas a partir da chegada da amostra no laboratório.

A prioridade é para análise de amostras relativas a óbitos, casos graves e de profissionais da área da saúde.

Segundo Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan e responsável pela plataforma, a Plataforma de Laboratórios poderá realizar até 8 mil testes do tipo RT-PCR para coronavírus por dia, quando em plena capacidade, que ajudará a ter uma dimensão melhor da epidemia no Estado.

575 mil testes de coronavírus chegaram nesta madrugada em Viracopos. Aquisição do Governo de São Paulo from Governo do Estado de São Paulo on Vimeo.

[tdj-leia-tambem]