Presidente do Instituto Butantan apresenta estudo
Estudo foi apresentado pelo presidente do Instituto Butantan. (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O governo de São Paulo divulgou, na segunda-feira (13), durante coletiva de imprensa, as projeções de casos do novo coronavírus em todo o estado para o dia 13 de abril.

Segundo o G1, a estimativa é que cerca de 1.300 mortes sejam registradas até a próxima segunda-feira (13), apenas no estado de São Paulo. Sem medidas de isolamento, como comparado pelos pesquisadores do Instituto Butantan, os óbitos poderiam chegar a 5 mil.

“Sem nenhuma medida [de isolamento] nós estaríamos lá no dia 13 de abril com quase 150 mil casos no estado de São Paulo. Com as medidas, nós vamos chegar nessa data com cerca de 20 a 25 mil casos. Essa é uma projeção pro dia 13, na semana que vem”, disse Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, que apresentou o estudo ao governador e imprensa.

[tdj-leia-tambem]

“Isso aqui dá a dimensão da importância das medidas que estão sendo tomadas e que precisam ser respeitadas”, completou.

Para 180 dias

O instituto faz ainda uma previsão para os próximos 180 dias com e sem as medidas implementadas no estado de São Paulo.

A estimativa é de 111 mil mortes com o isolamento, contra 277 mil mortes caso as restrições sejam retiradas.

“Nós vamos reduzir 166 mil mortes. Nós precisamos reduzir o número de mortes. É um número muito significativo”, afirma Dimas Covas.

Com as medidas adotadas, são esperadas 670 mil hospitalizações por coronavírus; sem elas, a previsão seria de 1,3 milhões de hospitalizações. O mesmo vale para internações em UTI. A previsão é de 147 mil pessoas com coronavírus internadas nas terapias intensivas, contra 315 mil, caso não haja isolamento.

Com informações do G1.